segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

URES REALIZA CONGRESSO E ELEGE NOVA DIRETORIA


Na manhã deste sábado, 08/12/12, o movimento estudantil secundarista de Rio Grande deu mais um importante passo em sua história. Os estudantes rio-grandinos realizaram o Congresso da União Rio-grandina dos Estudantes Secundaristas (URES), no Anfiteatro Earle Barros, situado no Campus Rio Grande do IFRS.


Delegados eleitos nas escolas da cidade se reuniram para debater os rumos do movimento estudantil secundarista no município, abordando temas como a educação, escola, condições de vida da juventude, acesso à cultura, esporte e lazer, entre outras questões referentes ao cotidiano do estudante papareia.


Delegados reunidos no Congresso da URES para definir os rumos do movimento estudantil secundarista na cidade do Rio Grande



Após uma manhã inteira de um qualificado debate, os delegados aprovaram a Resolução Política do Congresso da URES, que servirá de norte para as lutas da entidade no próximo período. Também foram aprovadas emendas ao Estatuto da URES. Já no inicio da tarde, os delegados realizaram a eleição para a Diretoria da URES, elegendo a estudante do Juvenal Miller, Nicole Nunes, para a Presidência da URES, juntamente com outros 12 diretores.


Para a nova presidente, a "URES deve estar cada vez mais presente no dia-dia dos estudantes, ajudando a construir novos grêmios estudantis, consolidar os já existentes e fomentar a participação política dos alunos. A entidade também buscará mais inserção nas decisões políticas do município, pautando os interesses da juventude, além de construir atividades e mobilizações que garantam conquistas de direitos para os estudantes".



Ana Caroline, diretora da UBES no RS; Nicole Nunes, presidente da URES e Fellipe Belasquem, ex-presidente da URES.

Para o agora ex-presidente da URES, Fellipe Belasquem, a sensação é de dever cumprido. Segundo ele, "a URES conseguiu resgatar o movimento estudantil secundarista em Rio Grande, realizando manifestações, passeatas, construindo grêmios estudantis e dialogando com o estudante. Prova maior é a realização deste Congresso, uma marca histórica para a URES que há muitos anos não realizava dois congressos consecutivos. Isso significa a continuidade da luta da URES, o que é fundamental para a vida do movimento".

A diretora da UBES no Rio Grande do Sul, Ana Caroline Andres Silva, esteve presente no Congresso da entidade rio-grandina, e gostou do que viu. "Rio Grande é uma cidade que vem ganhando relevância econômica e política no estado e no Brasil. Para a UBES, é fundamental que o movimento estudantil esteja fortalecido em uma cidade tão importante, e o Congresso da URES demonstrou isso. A nova gestão irá contribuir muito com as lutas da UBES para o próximo período, como 10% do PIB para educação, com 100% dos royalties da União e 50% do fundo social do pré-sal para o setor", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário